Avaliação de tendências mais e menos funcionais para a aprendizagem

(Gonçalves, 2000, tradução e adaptação de Bernard, 1997)

Auto depreciação
Quando não é capaz de fazer qualquer coisa, acredita que é um fracasso? Quando as coisas correm mal (lutas ou agressões, gozo, notas más) pensa em si mesmo como um fracasso?
Auto aceitação
Aceita-se a si próprio quando não tem um bom resultado num trabalho ou teste? Evita criticar-se quando faz alguma coisa mal?
Perfeccionismo
Acredita que é melhor evitar fazer uma coisa quando não se sabe como deve ser feita? Acredita que não vale a pena esforçar-se por fazer um trabalho, excepto quando sabe que vai conseguir ser perfeito?
Tomada de risco
Pensa que é melhor começar um trabalho mesmo quando não sabe exactamente o que fazer? Aceita que há muitas coisas na vida em que não pode ser perfeito?
Necessidade de aprovação
Acredita que uma das piores coisas que lhe podem acontecer é que os outros descubram que cometeu erros no trabalho escolar? Pensa que se errar os outros vão achar que é incompetente, estúpido?
Independência
Aceita críticas de outras pessoas (pais, professores) por ter cometido erros ou ter tido maus resultados? Aceita que tentar muito e cometer erros é necessário, mesmo que isso mostre o que não se sabe?
Pessimismo
Tende a considerar improvável a obtenção de bons resultados escolares? Parece passar mais tempo a pensar no que não faz bem, no que não consegue fazer, do que nos seus êxitos?
Optimismo
Quando tenta algo de novo ou difícil, espera ser bem sucedido? Não permite que erros ou insucessos num trabalho ou actividade influenciem a forma positiva como avalia a sua capacidade noutras áreas?
Locus de controlo externo
Acredita que o resultado não depende de si, que quando não se é bom numa coisa nem vale a pena tentar? Quando tem maus resultados culpa o professor, a natureza do trabalho (“sem interesse nenhum”), queixa-se de falta de condições?
Locus de controlo interno
Quando tenta fazer uma coisa difícil, parece acreditar que quanto mais se esforçar melhor será o resultado? Reconhece a importância de trabalhar muito para ter sucesso na escola (desvaloriza o papel da sorte)?
Baixa resistência à frustração
Acredita que as coisas vão acabar por correr bem, quer trabalhe quer não? Se um trabalho é aborrecido (se o impede de fazer outras coisas mais apetecidas) considera que isso é uma injustiça que não tem que suportar?
Elevada resistência à frustração
Acredita que para ter sucesso na escola por vezes é preciso fazer trabalhos difíceis, aborrecidos, que não apetece nada fazer? Aceita a ideia de que o trabalho escolar nem sempre é divertido, interessante, estimulante?
Ausência de objectivos
Acredita que nada do que faz na escola o irá ajudar no futuro? Estabelece objectivos demasiado difíceis ou demasiado fáceis de alcançar?
Estabelecimento de objectivos
Tem objectivos de longo, médio e curto prazo, realistas e mobilizadores? Acredita que ter objectivos o ajuda a ter um melhor desempenho na escola? Acredita que é importante empenhar-se no que for preciso fazer para alcançar os seus objectivos?
Má gestão do tempo
Quando lhe pedem uma tarefa escolar, pensa em começar o mais tarde possível? Habitualmente não planeia, nem acha importante planear o uso do tempo?
Boa gestão do tempo
Sabe dividir um projecto ou uma tarefa escolar extensa em etapas menores? Reconhece a importância de antecipar o tempo que cada tarefa vai demorar e de decidir quando começar? Sabe planear o uso do tempo?
Intolerância social
Acredita que tem o direito de ser sempre tratado de forma correcta e justa, por toda a gente? Avalia como “más” as pessoas que não o fazem? Quando isso acontece, acredita que tem o direito de se vingar, de retaliar?
Tolerância social
Aceita e tolera as outras pessoas, mesmo quando são incorrectas ou injustas para com ele próprio? Tolera um professor (ou um dos pais) mesmo se considera que foi tratado de forma injusta?
Resolução impulsiva de problemas
Face a um problema, tem dificuldade em pensar em diferentes alternativas de resolução? Quando tem um conflito com alguém tem dificuldade em pensar no que a outra pessoa sente se lhe disser alguma desagradável?
Resolução reflexiva de problemas
Face a um problema pensa em diferentes alternativas antes de agir? Procura uma solução que não crie outros problemas?
Intolerância de regras e limites
Parece considerar insuportável ter que se portar bem, fazer o trabalho escolar, respeitar as regras? Acredita que não devia ser obrigado a obedecer a regras, a fazer os trabalhos, a portar-se bem?
Tolerância de regras e limites
Mesmo sem gostar de se portar de acordo com as regras, considera que é suportável ter de o fazer? Acredita que vai aguentar fazer o trabalho escolar mesmo que os amigos não aprovem e o considerem um “pau mandado”?