(Gonçalves, 2000, tradução e adaptação de Bernard, 1997)
Auto depreciação Quando não é capaz de fazer qualquer coisa, acredita que é um fracasso? Quando as coisas correm mal (lutas ou agressões, gozo, notas más) pensa em si mesmo como um fracasso? | Auto aceitação Aceita-se a si próprio quando não tem um bom resultado num trabalho ou teste? Evita criticar-se quando faz alguma coisa mal? |
Perfeccionismo Acredita que é melhor evitar fazer uma coisa quando não se sabe como deve ser feita? Acredita que não vale a pena esforçar-se por fazer um trabalho, excepto quando sabe que vai conseguir ser perfeito? |
Tomada de risco Pensa que é melhor começar um trabalho mesmo quando não sabe exactamente o que fazer? Aceita que há muitas coisas na vida em que não pode ser perfeito? |
Necessidade de aprovação Acredita que uma das piores coisas que lhe podem acontecer é que os outros descubram que cometeu erros no trabalho escolar? Pensa que se errar os outros vão achar que é incompetente, estúpido? |
Independência Aceita críticas de outras pessoas (pais, professores) por ter cometido erros ou ter tido maus resultados? Aceita que tentar muito e cometer erros é necessário, mesmo que isso mostre o que não se sabe? |
Pessimismo Tende a considerar improvável a obtenção de bons resultados escolares? Parece passar mais tempo a pensar no que não faz bem, no que não consegue fazer, do que nos seus êxitos? |
Optimismo Quando tenta algo de novo ou difícil, espera ser bem sucedido? Não permite que erros ou insucessos num trabalho ou actividade influenciem a forma positiva como avalia a sua capacidade noutras áreas? |
Locus de controlo externo Acredita que o resultado não depende de si, que quando não se é bom numa coisa nem vale a pena tentar? Quando tem maus resultados culpa o professor, a natureza do trabalho (“sem interesse nenhum”), queixa-se de falta de condições? |
Locus de controlo interno Quando tenta fazer uma coisa difícil, parece acreditar que quanto mais se esforçar melhor será o resultado? Reconhece a importância de trabalhar muito para ter sucesso na escola (desvaloriza o papel da sorte)? |
Baixa resistência à frustração Acredita que as coisas vão acabar por correr bem, quer trabalhe quer não? Se um trabalho é aborrecido (se o impede de fazer outras coisas mais apetecidas) considera que isso é uma injustiça que não tem que suportar? |
Elevada resistência à frustração Acredita que para ter sucesso na escola por vezes é preciso fazer trabalhos difíceis, aborrecidos, que não apetece nada fazer? Aceita a ideia de que o trabalho escolar nem sempre é divertido, interessante, estimulante? |
Ausência de objectivos Acredita que nada do que faz na escola o irá ajudar no futuro? Estabelece objectivos demasiado difíceis ou demasiado fáceis de alcançar? |
Estabelecimento de objectivos Tem objectivos de longo, médio e curto prazo, realistas e mobilizadores? Acredita que ter objectivos o ajuda a ter um melhor desempenho na escola? Acredita que é importante empenhar-se no que for preciso fazer para alcançar os seus objectivos? |
Má gestão do tempo Quando lhe pedem uma tarefa escolar, pensa em começar o mais tarde possível? Habitualmente não planeia, nem acha importante planear o uso do tempo? |
Boa gestão do tempo Sabe dividir um projecto ou uma tarefa escolar extensa em etapas menores? Reconhece a importância de antecipar o tempo que cada tarefa vai demorar e de decidir quando começar? Sabe planear o uso do tempo? |
Intolerância social Acredita que tem o direito de ser sempre tratado de forma correcta e justa, por toda a gente? Avalia como “más” as pessoas que não o fazem? Quando isso acontece, acredita que tem o direito de se vingar, de retaliar? |
Tolerância social Aceita e tolera as outras pessoas, mesmo quando são incorrectas ou injustas para com ele próprio? Tolera um professor (ou um dos pais) mesmo se considera que foi tratado de forma injusta? |
Resolução impulsiva de problemas Face a um problema, tem dificuldade em pensar em diferentes alternativas de resolução? Quando tem um conflito com alguém tem dificuldade em pensar no que a outra pessoa sente se lhe disser alguma desagradável? |
Resolução reflexiva de problemas Face a um problema pensa em diferentes alternativas antes de agir? Procura uma solução que não crie outros problemas? |
Intolerância de regras e limites Parece considerar insuportável ter que se portar bem, fazer o trabalho escolar, respeitar as regras? Acredita que não devia ser obrigado a obedecer a regras, a fazer os trabalhos, a portar-se bem? |
Tolerância de regras e limites Mesmo sem gostar de se portar de acordo com as regras, considera que é suportável ter de o fazer? Acredita que vai aguentar fazer o trabalho escolar mesmo que os amigos não aprovem e o considerem um “pau mandado”? |