Formação

As actividades de Formação disponibilizadas pela Lispsi são, na sua maioria, dirigidas a profissionais ou ao público em geral interessado na área da Psicologia e da Educação: psicólogos, professores, educadores, terapeutas, pais e avós. Presentemente, existem 3 modalidades de formação:




Cursos Práticos  - centrados num material específico, exploram mil e uma maneiras de utilizar esse material na prática. 

Um convite a treinar e a desenvolver procedimentos simples e muito úteis de Avaliação Funcional e de Estimulação Cognitiva em torno de: 

  1. Cubos: para aplicar às CINCO operações e a muitas dificuldades
  2. Tangram: para desenvolver a inteligência emocional
  3. Letras Móveis: aplicações a casos de dificuldade na leitura e na escrita (dislexia e disortografia)
  4. Cuisinaire: aplicações a casos de dificuldade na Matemática (discalculia)

Em todos os módulos se observam múltiplos casos em que os materiais são aplicados a crianças entre os 3 e os 12 anos (consoante a temática), sugerindo sempre alternativas de estimulação e intervenção complementar. Sempre em módulos de 2 horas. Os exemplos e recursos destes quatro cursos podem sempre adaptar-se ao público-alvo: Psicólogos, estudantes de Psicologia, Professores, Educadores, Pais e Avós. Decorrem nas instalações da sede da LISPSI, nas Avenidas Novas em Lisboa, quase sempre em pequenos grupos de 3 a 8 participantes.

Separadamente estes módulos têm um custo de 30 euros (IVA incluído) podendo, no entanto, ser consideradas diferentes condições (descontos para grupos, parcerias, atividades de divulgação dos LIVROS IDEA, donativos).




Cursos Técnicos - centrados num problema ou conceito, formam para a utilização de técnicas específicas (para avaliação - apoio - intervenção).

Orientados para profissionais que pretendam uma formação prática e actualizada no domínio das Dificuldades na Aprendizagem.

Estão disponíveis os seguintes módulos:

  1. Mitos e Ideias de Senso Comum: técnicas de modificação cognitiva no domínio das Dificuldades na Aprendizagem
  2. Fluência de Leitura Oral: técnicas de avaliação funcional e de estimulação (o desafio das novas metas curriculares)
  3. Composição Escrita: técnicas de avaliação funcional e de estimulação (o desafio das novas metas curriculares)
  4. Auto-monitorização: técnicas de observação e registo no domínio das Dificuldades na Aprendizagem
  5. Casos de Dificuldade: técnicas de identificação, definição e planificação de Dificuldades na Aprendizagem (alguns casos podem ser sugeridos pelos participantes, para análise e sugestões práticas) 

Todos os módulos têm a duração de duas horas e meia. Se realizados em conjunto, constituem um curso técnico com a duração total de doze horas e meia de formação que pode ser realizado em cinco semanas consecutivas ou em regime intensivo, num fim de semana ou durante uma semana (ex.:Escola de Verão). Os participantes são Psicólogos ou Estudantes de Psicologia, Professores ou outros Licenciados ou Mestres no domínio da educação. Decorrem nas instalações da sede da LISPSI, nas Avenidas Novas em Lisboa, quase sempre em pequenos grupos de 3 a 8 participantes.

Separadamente estes módulos têm um custo de 40 euros (IVA incluído). Em conjunto, os cinco módulos estão disponíveis por 150 euros (IVA incluído).



IDEA vai à Escola 

Conferências ou Seminários realizados no exterior, a convite de escolas, instituições e autarquias, em grupos de dimensão muito variada e em condições a considerar caso a caso.

Estão disponíveis sessões de divulgação dos livros IDEA publicados. Realizam-se habitualmente sob inscrição gratuita ou de baixo custo (neste caso, com oferta de um dos livros IDEA).

Contacte-nos e apresente-nos a sua proposta: lispsi@lispsi.pt


Lispsi


Última actualização em Sun, Sep 23, 2012 por JC